As tendências globais para 2020
A sobrevivência dos negócios sempre dependeu da sua reputação. E os líderes das empresas sabem que monitorizar a perceção dos seus clientes, colaboradores, acionistas e outros públicos é, atualmente, muito relevante. Na verdade, de acordo com o novo relatório do Reputation Institute 2020 Global Trends, 70,2% dos líderes dizem que gerir a reputação das suas empresas é mais importante agora do que nunca.
Porque é que a gestão da reputação se tornou tão importante? Talvez por estarmos a construir empresas numa era impulsionada por novas forças de mercado reputacionais que estão a impactar amplamente as organizações, incluindo a “Internet das Coisas”, o advento de sistemas ciberfísicos, a inteligência aritficial, as mudanças climáticas globais e a evolução dos valores humanos. Em muitos aspetos, esta mudança, onde as forças para além do lucro são mais importantes do que nunca, faz com que navegar com sucesso na economia da reputação seja cada vez mais desafiador.
Enquanto o mundo transita para a Quarta Revolução Industrial e a economia global se torna gradualmente impactada pelos intangíveis, surge um conjunto de 10 tendências que irão moldar a reputação corporativa e destacar potenciais áreas de risco acrescido.
Estas são as tendências citadas pelos líderes de reputação como sendo as mais pertinentes para 2020
Após entrevistar mais de 200 líderes de reputação (C-level, vice-presidentes e diretores) em 18 indústrias na América do Norte, EMEA, Ásia Pacífico e América Latina, de empresas bastante diversas, o Reputation Institute identificou as seguintes 10 tendências:
1. Propósito
As empresas precisam de entregar um propósito de marca corporativa e abraçar valores culturais, a um nível emocional que transcenda os produtos e serviços que vendem.
2. Privacidade de dados
As violações cibernéticas e de dados são uma realidade diária e uma ameaça crescente para todas as grandes empresas.
3. O investimento responsável
Considerar as preocupações éticas e ambientais antes de tomar decisões financeiras.
4. Impacto da tecnologia
A Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, Big Data e drones impactam consumidores e empresas.
5. Alterações climáticas
Há expetativas de países, governos e empresas que devem proteger e gerir o seu impacto nas mudanças ambientais.
6. Influenciadores
Stakeholders e personalidades com influência extraordinária na opinião pública e na reputação, que podem ser indivíduos privados, políticos ou especialistas no assunto.
7. Desconfiança nas grandes instituições
A desconfiança do público e a contestação da integridade de grandes instituições, como empresas, governos e media.
8. A sustentabilidade e o fornecimento responsável
Há uma expectativa de que as empresas adquiram materiais de forma responsável e minimizem o impacto ambiental através da sua cadeia de fornecimento.
9. Ativismo do CEO
Os CEO das principais empresas estão cada vez mais a tomar uma posição pública sobre questões políticas e sociais baseadas nos seus valores, e não estão apenas preocupados com resultados.
10. Igualdade, diversidade e abrangência
As empresas são julgadas com base no perfil demográfico (género, etnia, raça, etc.) da sua força de trabalho.
Das tendências que têm sido classificadas em cada um dos últimos três anos, apenas duas estão a crescer em importância: maior propósito e privacidade de dados.
Para saber mais sobre cada uma destas 10 tendências, e porque cada uma é crítica para o seu negócio, faça o download do relatório de Tendências Globais 2020.
Este artigo foi originalmente publicado pelo Reputation Institute.