Foi há dez anos que o Reputation Institute conduziu o primeiro Global RepTrak, um estudo que analisa a reputação de milhares de empresas no mundo inteiro.
Mas em 10 anos muito mudou. Os millennials cresceram para se tornar a maior task-force a nível mundial e o mais influente segmento de consumo. A tecnologia proporcionou ainda mais conectividade do que alguma vez tinha sido possível e mudou aquilo que consumimos, a forma como vivemos e a maneira como trabalhamos. As fake news proliferaram a uma velocidade alucinante, mancharam a credibilidade de muitas fontes de informação e o público está cada vez mais minucioso. As preocupações em torno da ciber-segurança e da segurança de dados estão na ordem do dia e o estado do planeta tem sido foco de alarme. As alterações climáticas são agora uma das prioridades de topo para as empresas.
Hoje, uma crise espalha-se muito mais rápido do que há 10 anos. E com os novos canais de informação, o alcance e o impacto de um episódio problemático pode ter repercussões profundas e sair muito caro às empresas.
Sim, é verdade que a mudança tem sido uma constante, mas a reputação mantém-se mais relevante do que nunca.
Numa década de inúmeras transformações, as empresas mais reputadas de 2020 mostram ter aquilo que é preciso para continuarem relevantes:
- The LEGO Group – Dinamarca
- The Walt Disney Company – Estados Unidos da América
- Rolex – Suíça
- Ferrari – Itália
- Microsoft – Estados Unidos da América
- Levi Strauss & CO – Estados Unidos da América
- Netflix – Estados Unidos da América
- Adidas – Alemanha
- Bosch – Alemanha
- Intel – Estados Unidos da América
O Top 10 mudou consideravelmente ao longo dos anos, mas será que a receita para uma reputação forte mudou também?
De acordo com o Reputation Institute, a resposta é não. Os fatores que têm potenciado a reputação das cem empresas mais reputadas mantiveram-se estáveis ao longo da última década. Efetivamente, a dimensão de Produtos e Serviços continua a ser a mais relevante, seguida da Governança Corporativa e de Cidadania.
Descubra o que têm feito estas empresas para se destacar entre os seus pares.