Sem surpresas, a responsabilidade social é amplamente mencionada pela maioria das empresas em análise no /amo global corporate values survey 2021. Este estudo avaliou 525 empresas, a operar em 22 países e 19 setores de atividade para apurar que valores corporativos utilizam na definição da sua identidade.
Quando organizados por grandes temas, os valores mencionados com mais frequência dizem respeito a Pessoas e Comunidade, citados por 47.4% das empresas, mais 11% que na edição anterior. É neste grupo que se incluem as referências à Responsabilidade Social e ambiental, bem como uma preocupação crescente com as pessoas e o seu bem-estar.
Em 2020, o lugar cimeiro era ocupado por Ética e Integridade, categoria que desceu ao segundo lugar (de 44.6% em 2020 para 41.3% em 2021). Mantendo a tendência de anos anteriores, a Integridade foi utilizada por 27.8% das empresas para definir a sua identidade corporativa.
No extremo oposto, o valor individual que sofreu maior decréscimo foi a Mudança, citada por apenas 9% das empresas. Conceitos similares, como transformação, parecem ter perdido terreno para associações mais efetivas à Inovação e Criatividade, tema que reuniu citações de 40.4% das empresas.
Assista ao vídeo para conhecer as principais conclusões:
O relatório completo está disponível aqui.